- Página Inicial
- Nossas Unidades
- CIMAER
- Acesso Rápido
- Utilidades
- Quem Somos
- Áreas de Atuação
-
-
Aeródromos e Auxílios Terrestres (AGA)
Aeronaves Não Tripuladas (Drones)
Apoio às Operações Aéreas Militares
Busca e Salvamento
Capacitação Especializada
Cartografia Aeronáutica
Gerenciamento de Tráfego Aéreo
Informações Aeronáuticas
Inspeção em Voo
Meios de Navegação Aérea
Meteorologia Aeronáutica
Segurança AVSEC
Segurança Operacional
Telecomunicações Aeronáuticas
Vigilância Aérea
- Multimídia
- Nossas Unidades
CIMAER Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica
Prestar com excelência o serviço meteorológico aeronáutico de vigilância e previsão, com vistas a contribuir com a segurança e a eficiência do tráfego aéreo.
O Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER) coordena o Serviço de Meteorologia Aeronáutica no âmbito do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), com vistas à segurança e eficiência do tráfego aéreo.
Instalado nas proximidades da Base Aérea do Galeão, na Ilha do Governador, Rio de Janeiro (RJ), o CIMAER é a unidade mais recente do SISCEAB. Inaugurado, no dia 23 de março de 2019, foi ativado pela Portaria Nº 579/GC3 de 12 de abril de 2019.
Subordinado ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), o CIMAER provê segurança, economia e fluidez no atendimento à navegação aérea, ao viabilizar a otimização de recursos e o aumento da eficiência da prestação do serviço de Meteorologia Aeronáutica.
Criado por meio da Portaria nº 1.790/GC3, de 4 de dezembro de 2017, o Núcleo do Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (NuCIMAER) foi ativado no intuito de servir como um embrião da futura organização militar catalisadora dos serviços de Meteorologia Aeronáutica no País.
O NuCIMAER tinha por missão prover as gestões administrativas e conduzir as ações necessárias à implantação do Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER), visando a reestruturação do serviço de Meteorologia Aeronáutica no País.
Á época, havia a percepção de que os serviços de Meteorologia Aeronáutica, operacionalizados em centros distintos e alocados em diferentes localidades do País, resultava, muitas vezes, em redundância de pessoal e funções.
Observou-se que a integração destes centros e a consequente interação entre os operadores tornava evidente a melhoria na vigilância das condições meteorológicas em todo espaço aéreo brasileiro com previsões mais precisas e harmônicas, obtidas através de um consenso entre os previsores de cada região do Brasil.
Do mesmo modo, foi levada em conta a otimização resultada da redução do efetivo de oficiais e graduados especialistas em Meteorologia Aeronáutica com a desativação de diversos órgão operacionais, absorvidos por esse Centro, sem prejuízo dos serviços prestados.
Desativado em 2019, o NuCIMAER deu vez ao Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER) com a publicação da Portaria n° 579/GC3 de 12 de abril de 2019, do Boletim do Comando da Aeronáutica (BCA) n° 63. No mesmo BCA, a publicação da Portaria n° 580/GC3 também aprovava o regulamento do CIMAER, ROCA 21-109.
Site: https://www2.fab.mil.br/cimaer/