Notícias

SRPV-SP tem novo Chefe

publicado: 17/01/2013 16:58

 




Em cerimônia militar presidida pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Marco Aurélio Gonçalves Mendes, Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), o Coronel Aviador Cesar Augusto Borges Tuna passou o cargo de Chefe do Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP) ao Coronel Aviador Fernando César da Costa e Silva Braga.

[slideshow id=166]





O evento foi realizado em 17 de janeiro e contou com as presenças do Tenente-Brigadeiro do Ar da reserva Walter Werner Brauer (ex-ministro da Aeronáutica), Major- Brigadeiro do Ar José Roberto Machado e Silva (Vice-Diretor do DECEA), Major-Brigadeiro do Ar José Geraldo Ferreira Malta (Comandante do Quarto Comando Aéreo Regional), entre outras autoridades.

A cerimônia deu início com o ato de descerramento do retrato do Coronel Aviador Tuna na galeria de retratos de ex-Chefes da Unidade, e prosseguiu com a formatura militar, na qual estiveram presentes os estandartes dos nove Destacamentos de Controle do Espaço Aéreo (DTCEA) subordinados ao SRPV-SP.

O SRPV-SP, em atuação desde 1947, é responsável pelo controle de todo o tráfego aéreo das terminais São Paulo e Rio de Janeiro, e da área de conexão entre ambas, compreendendo oito dos onze aeroportos mais movimentados do país. O trabalho e o comprometimento dos militares envolvidos nessa missão ocorre diuturnamente, a fim de que se garanta à sociedade um tráfego aéreo com a devida segurança e fluidez.

Nos últimos dois anos, houve considerável melhora nos índices de execução orçamentária e financeira, além de incrementos operacionais significativos. Em seu discurso de despedida, o Coronel Aviador Tuna salientou que, com a inauguração dos novos Controles de Aproximação e as novas circulações aéreas das Terminais Rio de Janeiro e São Paulo, com a nova Torre-SP e com a implantação do centro AIS, todos programados para ocorrerem ainda no primeiro trimestre de 2013, o SRPV-SP estará apto para os grandes eventos futuros, como a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, e para suportar a demanda do crescimento da aviação até 2017.

O Coronel Braga é carioca e tem 46 anos. Sua experiência no Sistema de Controle do Espaço Aéreo (SISCEAB) se deu no 2º/1º GCC, GEIV, DECEA e CINDACTA I.

O Coronel Tuna segue sua carreira no Curso de Planejamento e Estratégia Aeroespaciais (CPEA).






Reportagem: 1º Tenente Lizzie (Seção de Comunicação Social do SRPV-SP)
Fotos: IV COMAR
Edição: Daisy Meireles (RJ 21523 JP) - daisydsm@decea.gov.br