Notícias

Rumo à certificação do Programa de Qualidade

publicado: 12/11/2009 13:07

 




 


Durante a última semana de outubro, de 26 a 30, a Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) recebeu a consultoria da empresa JP Verithas para averiguar questões ligadas ao programa de qualidade.


Consultor Julio Pastore durante treinamento na CISCEA.
Consultor Julio Pastore durante treinamento na CISCEA.

 


O dia 30 foi reservado para um treinamento de atualização com os auditores internos do Sistema de Gestão da Qualidade, profissionais nomeados como elementos facilitadores da implantação do programa de qualidade da CISCEA. Sua responsabilidade é verificar se os requisitos da norma ISO 9001:2008 estão sendo atendidos.


O consultor Julio Pastore, da JP Verithas, comentou também as modificações ocorridas na ISO 9001, atualizada em 28 de novembro de 2008, que incidiram, prioritariamente, nos quesitos: educação, treinamento e habilidade, voltadas exclusivamente para a competência. Estas mudanças foram incluídas na norma a fim de garantir a eficiência no sistema.


O primeiro setor a receber a certificação no programa da qualidade na CISCEA foi o Centro de Documentação (VDC), em março de 2008.  Este ingresso trouxe importantes mudanças para a Comissão.


Um exemplo é o Service Desk, que foi modernizado e ampliado com o objetivo de automatizar processos. Com o registro dos pedidos, designação de atendimento e avaliação do serviço foi possível fazer um rastreamento e controle das rotinas diárias de cada setor e, consequentemente, maior controle sobre o trabalho realizado.


Também foram elaboradas normas para os três centros: de Apoio (VAP), de Tecnologia da Informação (VTI) e de Documentação (VCD).  No ano de 2009 foi iniciado o programa 5S com a finalidade de mudar a cultura organizacional para a qualidade.


O programa aborda uma série de conceitos que podem mudar atitudes e a forma de conduzir atividades. Em fase de implantação e amadurecimento, o 5S tem alcançado o comprometimento da equipe.


Na palestra, Pastore alertou ainda sobre as diferenças entre o trabalho eficiente e eficaz, destacando a melhoria contínua para que a organização mantenha as duas características em conformidade.


Os próximos setores que serão auditados para a certificação no programa de qualidade na CISCEA são o Centro de Apoio (VAP) e o Centro de Tecnologia da Informação (VTI).


Assessoria de Comunicação Social – (ASCOM/DECEA)

Texto: Gisele Bastos – giselegclb@decea.gov.br

Foto: Fábio Maciel