Notícias

PBN é destaque em reunião do DECEA com organizações do transporte aéreo

publicado: 31/03/2010 16:56

 




Na primeira edição do ano das já tradicionais reuniões com os usuários do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), o DECEA recebeu, no último dia 30, representantes das mais importantes organizações do ramo. Desta vez, o foco dirigiu-se, especialmente, às questões relacionadas à implementação da Navegação Baseada em Performance, o chamado PBN (acrônimo da expressão inglesa de mesmo significado: "Performance Based Navigation").


Entendido como a grande virada na transição do voo convencional, baseado em sistemas de solo, para uma navegação baseada em performance, sistemas de maior autonomia e satélites, os procedimentos PBN começam a ser executados no País já no próximo dia 8 de abril. Na ocasião, as terminais aéreas de Brasília e Recife, começarão a operar com a nova modalidade, que em novembro deste ano deve chegar também às terminais aéreas de maior fluxo de tráfego do Brasil:  São Paulo e Rio de Janeiro.


São muitos os benefícios propiciados pelo novo conceito. Dentro dos próximos anos, o PBN irá alterar o paradigma da navegação aérea convencional, redesenhando e otimizando a estrutura dos trajetos de navegação. O recurso viabilizará uma rota menor e melhor controlada, além de aproximações muito mais precisas, utilizando satélites e sistemas avançados de gestão de voo e de bordo inercial.


Para o chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, Brigadeiro-do-Ar Luiz Cláudio Ribeiro da Silva, o início das operações PBN significa um grande avanço para o Sistema. “Permite-se a utilização de todas as capacidades embarcadas nas aeronaves e um melhor uso do espaço aéreo (...) Uma grande mudança de filosofia que nos exige um grande trabalho”.


A mudança de filosofia vem acompanhada de uma significativa reformulação. Acostumada a voar de forma angular, delimitada por auxílios instalados em terra, a aeronave, passará - à medida que o PBN for implementado - a voar de forma mais linear. Isso porque as rotas considerarão a navegação ponto a ponto e não mais a interceptação de radiais e magnéticas (veja a imagem abaixo).







Outros assuntos relevantes também foram enfocados durante o evento. Logo após a abertura, os convidados foram apresentados ao novo sistema do Portal do DECEA que reúne, na internet, todas as publicações, convencionais e não convencionais, aprovadas pelo Departamento.


Com o Publicações DECEA, também acessível a partir do Portal da organização na internet, o usuário dispõe agora de uma fonte única e funcional para acessar aos documentos atualizados. ICAs, AICs, MCAs, RICAs, dentre outros documentos, podem ser buscados por assunto, tipo, origem, data, ou mesmo enviados através de um sistema de assinaturas, que disponibiliza as publicações que entrarão em vigor e as recém-atualizadas.


Os novos procedimentos adotados no Aeroporto de Vitória, a necessidade de ordenação dos voos de instrução em Campinas e São José dos Campos e a utilização do VOLMET também foram abordados ao longo da reunião, com grande participação da audiência.


[slideshow id=57 ]


 


Estiveram presentes representantes da Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC), Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA), Aerolineas Argentinas, American Airlines, Azul Linhas Aéreas, Continental Airlines, Copa Airlines, Gol Linhas Aéreas Inteligentes, Líder Táxi Aéreo, Passaredo Linhas Aéreas, Tam Linhas Aéreas, Total Linhas Aéreas, Trip Linhas Aéreas, Webjet Linhas Aéreas, bem como profissionais do DECEA e de suas organizações subordinadas.


Assessoria de Comunicação Social (ASCOM /DECEA)

Daniel Marinho – danieldhm@decea.gov.br

Fotos: Luiz Eduardo Perez