Notícias

PAME-RJ celebra contratação de modernização dos radares TPS B34 com a Lockheed Martin

publicado: 01/04/2014 16:58

 




O Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica do Rio de Janeiro (PAME-RJ) assinou, no último dia 14 de Março, contrato de modernização dos Radares Tridimensionais de Defesa Aérea TPS B-34 do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) com a empresa Lockheed Martin Global Inc. (LMGI).

[slideshow id=216]

O Radar TPS B-34 consiste de uma antena ativa e de um shelter, onde estão instalados os sistemas eletrônicos, dois grupos geradores e duas unidades de climatização. Empregado, principalmente, na defesa aérea, o Radar TPS B-34 foi concebido na década de 90, no estado da arte. Entretanto a tecnologia está avançando a passos rápidos e alguns subconjuntos já apresentam obsolescência operacional e técnica, necessitando assim, serem modernizados.

O Contrato tem como objeto o serviço de modernização que possibilite a utilização dos radares por, pelo menos, mais dez anos sem a perda de disponibilidade em virtude de obsolescência de itens de reposição.

Serão contempladas quatro estações, instaladas nos Destacamentos de Cruzeiro do Sul (AC), Porto Esperidião (MT), Guajará-Mirim (RO) e Eirunepé (AM) e duas estações sob responsabilidade dos Grupos de Comunicação e Controle (GCC) de Canoas e Santa Maria (RS).

Estão previstos os seguintes serviços no escopo do contrato:

Entrega e instalação dos kits de modernização do processamento de sinais e dados do Radar (SPDP);
Entrega e instalação de três sistemas duplos de refrigeração para Shelter (ECU); e
Entrega e instalação de vinte e quatro sistemas de refrigeração da antena (Blowers) com controle de status pelo MCS (Sistema de Monitoramento Remoto).
A modernização além de elevar o ciclo de vida dos radares, permitirá que os Sistemas Radar utilizados na defesa aérea do Brasil permaneçam em consonância com os radares mais modernos do mundo, apresentando maior clareza na detecção de aeronaves e maior facilidade de logística de deslocamento. Seus sistemas auxiliares serão reduzidos fisicamente com ganho na capacidade de operação, permitindo um melhor planejamento de ações de defesa pela Força Aérea Brasileira.

O evento contou com a presença do Coronel Dalmo José Braga Paim, Diretor do PAME-RJ; do Tenente Coronel Intendente Wagner Gomes de Araújo, Chefe da Divisão Administrativa; do Tenente Coronel Intendente Delmo S. Freire, Chefe da Subdivisão de Licitações; da Capitão Intendente Juliana Leal Pigatti Araújo, Chefe do Controle Interno; da Tenente Engenheira Carla Dolores Barreto Gama da Silva, da Subdivisão de Radiodeterminação e da Tenente Intendente Shayne de Souza Mattos; além dos representantes da Lockheed Martin.



Fonte: PAME-RJ
Revisão: Telma Penteado (RJ 22794 JP) - telmatbp@decea.gov.br