Notícias

Palestras e debates movimentam "Jornada de Assuntos Internacionais 2011"

publicado: 28/03/2011 13:34

 




Interoperabilidade. Não por acaso, esse foi o tema da “ATC Global”; reunião - realizada na segunda semana de março, em Amsterdam, sede da Civil Air Navigation Services Organization (CANSO) - entre os mais importantes Provedores de Serviços de Navegação Aérea e as organizações relacionadas à atividade no mundo.


O tema, em voga, reflete o anseio, e mesmo a necessidade, de esforços conjuntos, redundando um maior intercâmbio entre os atores da navegação aérea internacional para fazer face aos grandes desafios que chegam na carona do crescimento do tráfego aéreo mundial.


Assim como a inserção do DECEA numa posição de destaque na esfera de decisões internacionais, a mencionada interoperabilidade também foi dos assuntos recorrentes na Jornada de Assuntos Internacionais 2011, realizada na sede do DECEA, na última semana.


Coordenado pela Comissão de Estudos Relativos à Navegação Aérea Internacional (CERNAI), o evento teve por finalidade a difusão e o esclarecimento de informações relativas ao andamento dos trabalhos em desenvolvimento no mundo, de interesse do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro. A Jornada também propiciou uma oportunidade, ao Alto Comando do DECEA, para orientar seus representantes quanto ao posicionamento do DECEA nos temas tratados.


Foram cinco dias de palestras e debates, quando foram postos à pauta assuntos atuais no cenário mundial da atividade, tais quais a Navegação Baseada em Performance, o Sistema de Aumentação Baseado em Solo, o Gerenciamento de Informações Aeronáuticas (AIM), o Gerenciamento de Tráfego Aéreo (ATM), a reestruturação do GREPECAS, os resultados do ATC Global, dentre muitos outros.


Para o Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Ramon Borges Cardoso, “é fundamental que todos tenham conhecimento do que está acontecendo dentro do nosso Sistema, no âmbito internacional, de modo a dar prosseguimento às fases de planejamento, coordenação e controle, no que diz respeito aos serviços prestados pela organização”.


Ao abordar a recente associação do DECEA à CANSO, no final do ano passado, o Brigadeiro aproveitou para expor uma série de iniciativas que vem reforçando a posição de destaque do DECEA também fora do País.


Para o Diretor-Geral do DECEA, a consolidação do Departamento como uma voz ativa no âmbito internacional é uma realidade; desse modo é de suma importância a participação efetiva nos grandes eventos relacionados à atividade no mundo.


 


Assessoria de Comunicação Social  - (ASCOM / DECEA)


Daniel Marinho (RJ 25768-JP) – danieldhm@decea.gov.br


Fotos: Fábio Maciel e Luiz Eduardo Perez



Assunto(s): CNS-ATM CNS/ATM CERNAI