Notícias

Ordem do dia das Comunicações

publicado: 04/05/2012 12:17

 






Hoje o Departamento de Controle do Espaço Aéreo celebra o Dia Nacional das Comunicações. Nesta importante data, não podemos olvidar a personalidade lendária de um dos maiores desbravadores de que o mundo tem conhecimento: o Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, Patrono das Comunicações e o grande responsável por integrar os mais longínquos rincões do nosso Brasil por intermédio das comunicações.

O seu legado nos propiciou uma infraestrutura de telecomunicações, inicialmente com a troca de mensagens em Código Morse e posteriormente com a telegrafia. Esta última e as redes de comunicações de voz em HF e VHF constituíram a base estrutural empregada na comunicação entre centros de controle e aeronaves, baseados em tecnologias de emissão e recepção de sinais de áudio por ondas eletromagnéticas.

Entretanto, as limitações naturais dos meios de comunicação e o intenso crescimento no fluxo de tráfego aéreo evidenciaram a necessidade de aumentar a capacidade do trâmite de mensagens pelo serviço de comunicação aeronáutica. Nesse sentido, o surgimento do CNS/ATM vem possibilitar a implementação de novas tecnologias, com o objetivo de proporcionar a prestação de um serviço de comunicações eficiente, seguro, confiável e de excelente qualidade, capaz de atender à demanda crescente da aviação civil e militar.

De acordo com esse novo contexto, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo está implantando a Rede de Telecomunicações Aeronáuticas (ATN), desdobradas em duas vertentes: comunicações ar-terra(SMA) e terra-terra(SFA). Na primeira vertente, destaca-se a comunicação de dados entre pilotos e controladores por intermédio do aplicativo CPDLC (Comunicação entre Piloto e Controlador via Enlace de Dados), em que pilotos e controladores podem trocar informações através de comandos em modo texto correspondentes à fraseologia convencional. Esse tipo de comunicação pode utilizar VHF Datalink (VDL), comunicação de dados utilizando sistemas VHF-AM e comunicação de dados por satélite geoestacionário, tecnologia implantada na Região de Informação de Voo do Atlântico para cobertura no corredor entre a Europa e América do Sul.

Nas comunicações terra-terra, destaca-se a implementação do AMHS (Sistema Automático de Tratamento de Mensagens). Esse sistema substituirá o CCAM (Centro de Comutação Automática de Mensagens) e será responsável pela veiculação das mensagens aeronáuticas no SISCEAB, interconectando-se com outros sistemas, tais como SAGITÁRIO e SIGMA, realizando de forma efetiva o tráfego das mensagens aeronáuticas que auxiliam o gerenciamento da navegação aérea no espaço sob a responsabilidade do Brasil.

Neste dia tão marcante, não só para o SISCEAB como para o Comando da Aeronáutica, congratulo-me, em particular, com todos os especialistas em comunicações, oficiais e graduados que proporcionam, aos demais profissionais do COMAER e da aviação civil, avançados meios de comunicações, seja operando equipamentos, monitorando seu funcionamento ou implantando a infraestrutura que contribui para a garantia da nossa soberania e da segurança no espaço aéreo brasileiro.

 

Parabéns a todos os Especialistas em Comunicações!

 

Ten Brig Ar Marco Aurélio Gonçalves Mendes
Diretor-Geral