Notícias

Ordem do dia: AIS

publicado: 07/05/2010 08:00

 




Dia Internacional do Serviço de Informação Aeronáutica


Em 1953, o Conselho da Organização da Aviação Civil Internacional estabeleceu a Informação Aeronáutica como uma das ferramentas fundamentais para a eficiência, a segurança e a regularidade da navegação aérea. Com a criação do Serviço de Informação Aeronáutica, foram estabelecidas Normas e Métodos Recomendados que se tomaram imprescindíveis para a atividade aérea. Naqueles primórdios, a principal preocupação era a distribuição da informação, ou seja, como ela chegaria ao usuário em tempo hábil para cumprir eficientemente o seu objetivo.


Com o passar dos anos, a evolução tecnológica e o incremento do tráfego aéreo tomaram a informação cada vez mais necessária à segurança das operações aéreas. Evidentemente, o Serviço de Informação Aeronáutica não poderia ficar a reboque. Deixamos para trás mimeógrafos e máquinas de escrever, e os substituímos por modernas impressoras; transmitíamos as informações por teletipo e hoje utilizamos a Rede Mundial de Computadores.


Hodiernamente, as administrações aeronáuticas, os provedores de serviço de navegação aérea e os profissionais AIS são exortados a trabalhar, sob a égide da OACI, na transição do AIS para o AIM (Gerenciamento da Informação Aeronáutica), o que transformará o profissional AIS em gerente da informação, centrado em dados e não mais no produto. Tal evolução trará qualidade para o serviço, através da integridade, rastreabilidade e confiabilidade dos dados, além da quebra de paradigmas e modificações conceituais e culturais.


O Departamento de Controle do Espaço Aéreo, consciente da importância desses novos rumos, aprovou a Diretriz para a Implantação do Projeto Gestão de Informações Aeronáuticas do SISCEAB- Projeto AIM-BR, cujo objetivo é promover a transição gradual e segura para o novo processo de gestão da informação aeronáutica estabelecido pela OACI. Estamos vivenciando uma evolução no Serviço de Informação Aeronáutica, que permitirá a distribuição de produtos mais elaborados e adequados às necessidades dos usuários do Espaço Aéreo Brasileiro. Todas essas modificações têm exigido do profissional AIS aperfeiçoamento constante e sensível transformação no seu perfil.


Especialistas AIS, neste 15 de maio de 2010, Dia Internacional do Serviço de Informação Aeronáutica, externamos o nosso orgulho e as nossas felicitações a toda essa comunidade que exerce um papel fundamental em prol de uma navegação aérea cada vez mais respeitada e confiável e exortamos a todos que continuem adquirindo os conhecimentos necessários para a contínua evolução do Serviço de Informação Aeronáutica brasileiro. A todos, fica o agradecimento do DECEA pelo trabalho realizado e, também, nosso respeito e admiração.


Ten Brig Ar RAMON BORGES CARDOSO

Diretor-Geral do DECEA