Notícia Destaque

JJAER celebra 14 anos de atuação em Solenidade Militar

publicado: 26/07/2024 12:31

 




A Junta de Julgamento da Aeronáutica (JJAER), unidade subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), celebrou seu 14º aniversário, nesta sexta-feira (26/7), em solenidade militar realizada no salão nobre do prédio do Comando da Aeronáutica, no Rio de Janeiro.

Presidida pelo diretor-geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi, a cerimônia contou com a presença de ex-presidentes da unidade e autoridades da Força Aérea Brasileira. A solenidade promoveu a entrega dos prêmios de Destaque Profissional do ano de 2023, concedido ao graduado e praça que se sobressaíram em suas atividades, e da entrega da Medalha Militar, destinada a recompensar os serviços prestados pelos oficiais e praças em serviço ativo.

O presidente da JJAER, Coronel Aviador Luciano Galina de Medeiros, destacou as orientações do diretor-geral do DECEA e o empenho dos profissionais da Junta, cujas atuações, neste primeiro semestre, já resultam em um ganho de 300% em produtividade, no que diz respeito ao trâmite dos subprocessos de análise técnica, e de 400%, no que tange aos subprocessos de despacho jurídico para autuação, em relação à média dos anos anteriores.

“Os profissionais da Junta emitiram mais de 650 Autos de Infração no primeiro semestre deste ano, o que projeta um desempenho recorde nesses 10 anos, mas que, segundo os indicadores, deverá ser ainda maior no segundo semestre. As ações de gestão dos profissionais desta junta foram determinantes para o alcance desses resultados, honrando o legado dos militares e civis que os precederam”, afirmou o oficial.

Na ocasião, a solenidade também prestou homenagens a dois oficiais que deixam o serviço ativo, ambos finalizando suas carreiras na JJAER: o Coronel do Quadro de Oficiais Especialistas em Controle de Tráfego Aéreo José Antonio da Silva e o Tenente-Coronel do Quadro de Oficiais Especialistas em Controle De Tráfego Aéreo Paulo Cesar Moreira Soares.

A JJAER tem por finalidade apurar, julgar administrativamente e aplicar as penalidades previstas na Lei nº 7.565, de 19 de dezembro de 1986, e na legislação complementar, por infrações de tráfego aéreo e descumprimento das normas que regulam o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro, inclusive as relativas às tarifas de uso das comunicações e dos auxílios à navegação aérea em rota.

Criada em 28 de julho de 2010, a unidade subordinada ao DECEA completa hoje 14 anos com milhares de sessões de julgamentos relativos às infrações de tráfego realizadas em primeira e segunda instância. Um trabalho essencial para a manutenção da segurança operacional da aviação.

Assessoria de Comunicação Social do DECEA


Assunto(s): SIRIUS SISCEAB JJAer