Notícias
Esquadrão Aranha recebe novo radar
O Segundo Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (2º/1º GCC) – Esquadrão Aranha – acaba de receber o novo sistema radar transportável tridimensional (o TPS-B34). Nos últimos anos, o equipamento foi utilizado pelo Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Sinop (DTCEA-SI), no estado de Mato Grosso, no Sistema de Vigilância da Amazônia (SIVAM), enviando sinais para o Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV), em Manaus.
[slideshow id=130]
O TPS-B34 ganhou novo destino após ter sido substituído por um sistema radar fixo em Sinop. Finalizados os procedimentos técnicos e administrativos de recebimento, foram necessárias três viagens de C-130 para deslocar o radar e seus equipamentos para Florianópolis e via terrestre até Laguna, em Santa Catarina.
Esse desdobramento ocorreu porque, mesmo antes de seguir para a sede do 2°/1° GCC em Canoas (RS), houve a necessidade de que fosse engajado no Exercício FAEX, gerenciado pela Segunda Força Aérea, com o objetivo de treinar os seus esquadrões de patrulha, asas rotativas, busca e salvamento e operações especiais.
Foi a primeira vez que a Força Aérea Brasileira utilizou esse equipamento em uma operação do gênero no Sul do País. “O TPS B-34 é um equipamento peculiar porque a sua estrutura modular pode ser montada em qualquer área do Brasil e operada a partir de um centro de comando e controle”, explica o comandante do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1° GCC), Tenente-Coronel-Aviador Carlos Henrique Afonso Silva.
Após ser aprovado nessa missão, o radar estará sendo deslocado para o Rio de Janeiro, onde será mais um elemento a compor o sistema de Defesa Aérea que garantirá a segurança durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a RIO +20.
Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Fonte e fotos: 2º/1º GCC Esquadrão Aranha
Edição: Gisele Bastos (MTB 3833 PR) – giselegclb@decea.gov.br