Notícias

DTCEA Pico do Couto - 35 anos de história

publicado: 12/05/2010 17:55

 




"Nas 35 páginas da nossa história, fizemos o que de melhor pudemos, portanto, é gratificante poder liderar homens e mulheres que estão imbuídos de responsabilidades e que se dedicam incansáveis ao trabalho". Essas foram palavras de reconhecimento do Major Especialista em Comunicações Elias Pereira dos Santos, Comandante do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo Pico do Couto ao seu efetivo na cerimônia militar alusiva ao 35º aniversário da Unidade.


Uma grande festa para um grande Destacamento que conta com 69 militares e 23 civis para cumprir sua missão desde o dia 2 de maio de 1975 - 35 anos de continuada operacionalidade.


[slideshow id=59]


 


À cerimônia militar - que aconteceu no dia 7 de maio - compareceram o Major-Brigadeiro-do-Ar Rafael Rodrigues Filho, Vice-Diretor do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), o Major-Brigadeiro-do-Ar R1 Luiz Paulo Moraes da Silveira - ambos Comandantes de honra do CINDACTA I e outras autoridades militares e civis.


Entrega de prêmios e muitas homenagens foram realizadas durante a cerimônia: Prêmio Distinção de Pioneirismo: Juracy Ferreira da Silva de Souza e Fernando Natalino Carlos; Amigo do Couto: Tenente-Coronel Aviador Cláudio Luiz Rocha Carneiro, Segundo Tenente Carlos Willian dos Santos Lima, George Juarez Nassif e Maria Cristina Frias Quesnel; Comenda Destaque Pico do Couto: Segundo Sargento Roberto Batista Laurentino e Soldado de Segunda Classe Rodrigo Silva Figueiredo e Marco Antonio Cavalcante Henriques; Militares que passaram à reserva remunerada: Terceiro Sargento Ariaman Santos Vieira, Terceiro Sargento José Roberto Pereira Fones e Terceiro Sargento Carlos Epaminondas Saar Klippel; Madrinha do DTCEA-PCO: Sandra Dodsworth Bordallo (sobrinha-bisneta de Santos-Dumont).


Durante a festividade, foi lançado, também, o "Gibi do Couto" - uma publicação que conta as aventuras de duas crianças: João e Fabiana, alunos de uma escola em Petrópolis, que participam de um concurso promovido pelo DTCEA-PCO. No enredo do gibi, após o resultado, os alunos conhecem o DTCEA Pico do Couto, o CINDACTA I, o DECEA, o CGNA e a Torre de Controle do DTCEA-Galeão. Enfim, conhecem o funcionamento do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro.


O autor do gibi é o Segundo Tenente Laércio e a ideia foi aprovada pelo comandante do Destacamento. Os gibis agora serão entregues aos alunos das escolas municipais de Petrópolis, com o objetivo de divulgar as atividades do SISCEAB. O "Gibi do Couto" e a nova edição da Revista Aeroespaço (nº 41) - que traz uma reportagem sobre os 35 anos de atividade do Destacamento - são produtos que fazem parte das atividades comemorativas ao 35º aniversário do DTCEA-PCO.


Fabrício Maia e Ana Gabrielle - atores-modelos do Gibi do Couto - deram autógrafos durante as festividades.


O Major Elias agradeu a todos os militares e civis que passaram pelo DTCEA-PCO nesses 35 anos e que fazem parte da história do Destacamento. "De nada valeriam tantos esforços se não pudéssemos manter, nos dias de hoje, a nossa operacionalidade. A excelência dessa operacionalidade é a principal meta a ser alcançada por uma unidade militar como a nossa. Porém, a perfeição só é tangível quando se dispõem de fortes colunas de sustentação, recursos materiais adequados e principalmente de profissionais comprometidos e capacitados, a quem oferecemos o nosso reconhecimento".




 


Assessoria de Comunicação Social (ASCOM / DECEA)


Por Daisy Meireles (RJ21523-JP) – daisydsm@decea.gov.br


Fotos: Luiz Eduardo Perez Batista (RJ 201930 RF) – perezlepb@decea.gov.br