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DECEA recebe companhias aéreas
Em mais uma iniciativa de interação com os usuários do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (SISCEAB), oDepartamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) recebeu, no dia 27 de agosto, representantes das principais companhias aéreas brasileiras e das mais importantes associações do ramo.
A reunião veio, mais uma vez, ao encontro dos anseios do Departamento, que vem buscando uma maior e permanente relação com as organizações da atividade, partindo da premissa que grifa a relevância da abertura ao diálogo, da transparência das ações e da cooperação interorganizacional para o objetivo maior do Sistema: a eficácia e a segurança do transporte aéreo brasileiro.
Tam, Varig/Gol, Azul, Taf, Total, Líder Aviação, Absa Cargo, Varig Log, além da Associação Brasileira de Aviação Geral (ABAG) e do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA), enviaram seus representantes ao Auditório do DECEA. Assistiram às palestras e debateram junto ao órgão central do SISCEAB os principais projetos e questões afetas ao tráfego aéreo com vistas ao aperfeiçoamento dos processos e às soluções por meio de decisões colaborativas.
Para o Brigadeiro-do-Ar Hélio Severino da Silva Filho, chefe do Subdepartamento de Administração SDAD, que abriu o evento em nome do Diretor-Geral do DECEA, além de uma grande oportunidade de mostrar a todos os trabalhos que vem sendo executados e os planejamentos da organização, este encontro é singular: “Trata-se de uma oportunidade ímpar onde os senhores também terão a oportunidade de tirar algumas dúvidas e fazerem os questionamentos que quiserem. Ou seja, acho que é uma abertura diferente”, afirmou o Brigadeiro.
Na reunião, a segunda do gênero em 2009, a equipe da Divisão de Gerenciamento da Navegação Aérea (D-GNA), do Subdepartamento de Operações (SDOP), falou sobre os principais planejamentos e projetos do DECEA. Nela foram também anunciadas e debatidas questões relacionadas aos assuntos mais demandados pelos usuários e operadores do ramo, tais quais: Comunicações por Enlace de Dados (CPDLC) e de Vigilância Dependente Automática (ADS); redimensionamento de Região de Informação de Voo (ou FIR, do inglês Flight Information Region); elaboração de procedimentos de navegação aérea; gerenciamento de risco; Ponto Limite de Autorização (ou CLP do inglês Clearance Limit Point); além da Navegação Baseada em Performance (ou PBN do inglês Performance Based Navigation), em fase de implantação no Brasil pelo DECEA, com início de operação previsto para abril do ano que vem em Brasília e Recife.
De acordo com o chefe da D-GNA, Tenente-Coronel Esteves, se num primeiro momento o objetivo era somente o de dar conhecimento, de modo às empresas se programarem, este novo encontro selava uma nova etapa: “ter conhecimento, programar-se e eventualmente questionar para, se for o caso, possibilitar uma ação nossa no sentido de adequar um rumo de um determinado planejamento”, destacou.
A iniciativa, no entanto, não termina por aí e já faz parte do calendário da organização. Está prevista uma próxima reunião para o final do ano, provavelmente em novembro ou dezembro e a intenção, a princípio, é manter os encontros num intervalo quadrimestral.
Com a abertura de sua agenda aos encontros das companhias aéreas e organizações do ramo, o DECEA ratifica, mais uma vez, a importância dada à manutenção de um diálogo permanente entre o órgão central e os usuários do SISCEAB e do compromisso da transparência e da cooperação entre estas instituições perante a sociedade brasileira.
Assessoria de Comunicação Social (ASCOM /DECEA)
Texto: Daniel Marinho - daniel@ciscea.gov.br
Fotos: Luiz Perez