Notícias

DECEA publica novas cartas de navegação aérea para garantir operações seguras durante obras no Aeroporto Salgado Filho

Aeródromo está temporariamente fechado desde as fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul em maio


publicado: 02/09/2024 15:20

 




O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), por meio do Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), publicou duas novas cartas de aproximação para a cabeceira 11 do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS). A iniciativa visa a garantia da segurança nas operações durante as obras no aeródromo, que está fechado desde as fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul em maio deste ano.

As novas cartas de aproximação foram elaboradas na última quinta-feira (29/08) em função de obras na área operacional do aeroporto, pois foi necessário o deslocamento temporário da cabeceira 11 em 1.470 metros para permitir o recapeamento da pista, danificada pela enchente.



Com os novos procedimentos, as aeronaves poderão realizar aproximações mesmo com as mudanças temporárias na infraestrutura da pista. Durante o período das obras, os procedimentos existentes publicados antes do fechamento do Aeroporto para a cabeceira 11 ficarão suspensos, conforme o Aviso aos Aeronavegantes (NOTAM) E6604/24 e serão restabelecidos após a conclusão das intervenções.

Além disso, foram divulgados pelo ICA avisos sobre as novas distâncias declaradas e demais mudanças da área operacional, assegurando que todas as informações necessárias estejam disponíveis para os operadores aéreos. Os NOTAM podem ser conferidos pelas seguintes identificações: E6593/24, E6594/24, E6595/24, E6596/24, E6600/24, E6603/24 e E6604/24.



A disponibilização antecipada destas cartas visa garantir que essas informações estejam disponíveis na base de dados do Sistema de Gerenciamento de Voo das aeronaves assim que o aeródromo for reaberto para a operação de asa fixa, com previsão para o dia 21 de outubro.

A publicação dessas cartas e das modificações na infraestrutura do aeródromo resultaram de tratativas entre o DECEA, o ICA, o Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) e a Fraport, empresa que administra o Aeroporto Salgado Filho, evidenciando um esforço conjunto para garantir a segurança e a eficiência das operações. Com esta iniciativa, o DECEA reafirma seu compromisso com a gestão do espaço aéreo, assegurando a acessibilidade das operações aéreas em qualquer circunstância, sem comprometer a segurança dos voos.

 

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: Capitão Nathália Mendes
Edição: Tenente Raphaela Martorano
Revisão: Capitão Aviador Rodrigues