Notícias

DECEA promove mais um encontro com cias aéreas e organizações do ramo

publicado: 30/11/2009 13:32

 




 O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) recebeu, no último dia 26, representantes das principais companhias aéreas em atuação no País e das mais importantes organizações do ramo para mais uma rodada de palestras e debates. 


[slideshow id=51]


Terceiro encontro do gênero neste ano, o evento trouxe à pauta o que há de mais atual e relevante na atividade do transporte aéreo brasileiro, em consonância com as iniciativas que o Departamento vem tomando em busca de uma maior interação com os usuários do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).


Representantes de organizações tais quais British Airways, TAP Portugal, Tam, Varig/Gol, Azul Linhas Aéreas Brasileiras, LAN Airlines, Trip Linhas Aéreas, Oceanair, Líder Aviação, Copa Airlines, Pantanal, Embraer, ABAG, SNEA e a International Air Transportation Association (IATA) foram recebidos pela instituição, em sua sede, no Rio de Janeiro, para assistir a palestras e debater junto ao órgão central do SISCEAB os principais projetos e questões afetas ao tráfego aéreo brasileiro.


Para o Coronel Aviador Luiz Cláudio Ribeiro da Silva, Chefe Interino do Subdepartamento de Operações do DECEA, que abriu o evento, esse e os demais encontros têm sido extremamente produtivos, além de serem uma grande oportunidade para o desenvolvimento de uma série de trabalhos: “o mais importante é que a gente tenha a oportunidade de interagir e receber as impressões dos senhores para que o nosso planejamento atenda ao usuário”, afirmou o oficial à audiência.


Abrindo a série de palestras, as preparações para a implementação da Navegação Baseada em Performance (PBN do inglês Performance Based Navigation) no País foram relatadas pelo Major Júlio. O militar abordou a intenção da realização de seminários específicos tratando de PBN, o preenchimento dos planos de voo com a utilização do novo conceito, bem como demonstrou questões relacionadas aos procedimentos de voo para alguns aeródromos brasileiros.


A situação atual do Projeto GBAS (do inglês Ground Based Augmentation System - Sistema de Aumentação Baseado em Solo) foi abordada pelo Tenente Coronel Cosendey, que explorou também o histórico de implantação do projeto, seu funcionamento e o planejamento de atuação. Já a legislação,  automação e os treinamentos para o conceito de Ponto Limite de Autorização (CLP - Clearance Limit Poin) foram detalhados na palestra do Capitão Cláudio.


 


M6W8641


 


Após o Coffee Break, os temas relacionados à área meteorológica foram esmiuçados pelo Tenente Coronel R1 Carlos. O oficial fez questão de enfatizar as palavras  da IFALPA (International Federation of Airline Pilots Associations) ao reforçar aos  pilotos a importância da observação e do cumprimento das recomendações relativas à necessidade de se informar as condições meteorológicas quando da confecção e envio das mensagens AIREP - em todas as suas seções - e notificações de cortante de vento a baixa altura. O caso específico do cortante de vento a baixa altura, mais conhecido como Windshear, foi abordado especialmente, dada a sua relevância no contexto da segurança do transporte aéreo.


A situação da circulação aérea na TMA São Paulo, sobretudo no que diz respeito ao Voo VFR, explanada na palestra do Major Bento, foi objeto de um grande debate entre os participantes. O oficial do SRPV-SP discorreu sobre a situação atual, o cenário desejado e a circulação futura na área, despertando grande interesse das organizações presentes.


Já parte do calendário do DECEA, as reuniões com as organizações da atividade permanecerão regularmente no ano que vem e a próxima já está prevista para abril de 2010.  O Departamento entende que a abertura de sua agenda a esses encontros, consolida um valioso canal de diálogo permanente entre o órgão central e os usuários do SISCEAB e, sobretudo, o compromisso da transparência e da cooperação entre estas instituições perante a sociedade brasileira.


Assessoria de Comunicação Social (ASCOM /DECEA)

Texto: Daniel Marinho - danieldhm@decea.gov.br


Fotos: Luiz Perez