Notícia Destaque

DECEA lança nova versão do Sistema INFOSAR

publicado: 18/06/2024 10:11

 






O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) lançou uma nova versão do sistema INFOSAR, plataforma destinada ao cadastro de dispositivos de emergência, como balizas 406 MHz e SEND, que é um localizador pessoal via satélite.

Entre as novas funcionalidades, destaca-se a maneira de registrar dispositivos, por meio da associação de baliza ou SEND a um ou mais contatos de emergência e a uma aeronave ou embarcação, no mesmo formulário. O acesso é por meio da conta gov.br.

O sistema passa a contar com algumas facilidades, como melhorias no gerenciamento dos dispositivos cadastrados, carregamento de fotos de aeronaves e embarcações, treinamento de modelos de inteligência artificial de apoio à missão SAR, além do “Registro INFOSAR”, funcionalidade que facilitará a consulta de terceiros pela validade dos cadastros, beneficiando assim o processo de fiscalização.

Nas primeiras semanas de utilização foi realizado o cadastro de 2.444 balizas e 36 dispositivos SEND, e em relação aos equipamentos, foram feitos em 815 aeronaves e 22 embarcações.

Migração de conta

O INFOSAR passou a contar com um mecanismo diferente de acesso por empresas e organizações, aos moldes do que já é adotado pelo SARPAS (Solicitação de Acesso de Aeronaves Remotamente Pilotadas) e que, gradativamente, será adotado por todos os sistemas desenvolvidos pela Assessoria de Transformação Digital do Subdepartamento de Operações do DECEA.

Ao implementar o Registro INFOSAR, a nova versão mudou a abordagem em relação ao tratamento de dados. O registro é emitido pelo INFOSAR, com prazo de validade de 24 meses, quando há a associação de dispositivos (balizas 406 MHz e SEND), equipamentos (aeronaves ou embarcações) e usuários (pessoa física ou jurídica). Esse registro viabiliza a validação dos dispositivos, etapa necessária para a emissão do certificado de aeronavegabilidade pela Agência Nacional de Aviação Civil. A integração dos dados aumenta a efetividade do cadastro de dispositivos que, em uma análise, tem o objetivo de aumentar as chances de sucesso nas missões de busca e salvamento.

Segundo o Chefe da Divisão de Busca e Salvamento do Subdepartamento de Operações do DECEA, Major Aviador Bruno Vieira Passos, a nova versão do INFOSAR, traz melhorias significativas para o cadastro de dispositivos de emergência. “A interface mais intuitiva, a funcionalidade de associação de balizas a múltiplos contatos e a possibilidade de carregar fotos de aeronaves e embarcações são avanços que facilitarão nosso trabalho de busca e salvamento. O sistema oferece maior segurança e eficiência ao vincular usuários identificados pelo gov.br a organizações, garantindo um controle rigoroso das ações. A integração com o BRMCC (Centro Brasileiro de Controle de Missão) e os Centros de Coordenação de Salvamento torna o INFOSAR um componente vital para a rápida e precisa resposta a emergências”, explica o Oficial.

Login via Contas DECEA

O INFOSAR é o primeiro dos serviços digitais disponibilizados pelo DECEA a ter o cadastro de equipes gerenciado pelo Contas DECEA, nova plataforma que viabiliza o cadastro de organizações (empresas, órgãos públicos e demais instituições). Por meio do Contas DECEA é possível, no caso de serviços que disponham de diferentes papéis a serem desempenhados em uma mesma equipe, fazer essa atribuição. Os usuários poderão ser associados simultaneamente a diferentes serviços e equipes, dependendo da necessidade da organização.

Em caso de dúvidas, os usuários podem contatar o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) e ter mais informações sobre o novo INFOSAR na Central de Ajuda do DECEA.

Assista ao video para saber como utilizar esta integração.

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: Glória Galembeck (ATD/SDOP)
Arte: Augusto Yamamoto (ATD/SDOP)
Vídeo: Flávia Diniz (ATD/SDOP)
Edição: Denise Fontes