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DECEA investe na melhoria dos Serviços de Tráfego Aéreo na FIR Atlântico

publicado: 05/09/2023 11:47

 






O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) realizou, entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro, reunião do Grupo de Estudos de Planejamento do Espaço Aéreo (GEPEA), no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos (SP).

O evento contou com a participação de representantes do DECEA, do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) e da Agência de Monitoração do Caribe e da América do Sul (CARSAMMA).



O conceito Performance Baseada em Comunicação e Vigilância (PBCS) na Região de Informação de Voo Atlântico (FIR-AO), empreendimento do Programa SIRIUS, visa proporcionar melhorias na provisão do serviço de controle de tráfego aéreo no corredor das rotas que ligam a América do Sul à Europa.

Dentre os diversos objetivos relacionados a alguns dos estudos das atividades do GEPEA, destacam-se o desenvolvimento e implantação de novos requisitos nos sistemas automatizados do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) para o controle do tráfego e gerenciamento da malha aérea, a avaliação e manutenção da conformidade do desempenho do enlace de dados conforme parâmetros estabelecidos pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) para as comunicações (CPDLC) e para a vigilância (ADS-C), e simulações e suporte ao treinamento dos controladores de tráfego aéreo do Centro de Controle de Área Atlântico (ACC-AO) para adesão segura às novas funcionalidades.

A data para implementação do conceito PBCS na FIR Atlântico está planejada para ocorrer até dezembro de 2025, e tem o objetivo de permitir a redução segura dos mínimos de separações longitudinais e laterais entre as aeronaves e subsequente incremento da capacidade do espaço aéreo.

Segundo o gerente do empreendimento PBCS, Capitão Especialista em Comunicações Marcelo Mello Fagundes, é prevista uma ampliação na oferta de níveis de voo mais ajustados às performances das aeronaves. “Com os novos mínimos de separação de 30NM, será possível autorizar, com maior frequência, as subidas para níveis superiores em situações de desvios devido às condições meteorológicas adversas, especialmente ocasionadas pela ativação da Zona de Convergência Intertropical”, afirmou.

O Chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, Brigadeiro do Ar André Gustavo Fernandes Peçanha, destacou os benefícios esperados com a implementação do conceito Performance Baseada em Comunicação e Vigilância na FIR Atlântico. “A iniciativa proporcionará voos mais seguros, rápidos e eficientes para os usuários do transporte aéreo, redução no consumo de combustível e emissões de poluentes, além da diminuição da carga de trabalho dos controladores de tráfego aéreo e pilotos”, pontuou o Oficial-General.

 

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Fonte e Fotos: Capitão COM Fagundes
Edição: Denise Fontes
Revisão: Major Aviador Lopes