Notícias

DECEA comemora nove anos, garantindo a soberania do espaço aéreo brasileiro

publicado: 15/10/2010 09:54

 




[slideshow id=82]


No dia 5 de outubro, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) completou nove anos. A comemoração ocorreu no dia 13 de outubro, em uma cerimônia militar, seguida de um coquetel, no hangar do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV).


Seus integrantes - com profissionalismo, dedicação, participação e comprometimento - apresentam à Força Aérea Brasileira e ao Brasil uma contribuição importante no cumprimento da missão institucional e apoio ao desenvolvimento e à integração nacional. Por isso, o DECEA representa a continuidade do propósito de garantir a soberania do espaço aéreo brasileiro.


Nesses nove anos, o DECEA vem mantendo a integração do controle do tráfego aéreo militar e civil e forcendo ao Comando da Aeronáutica os meios de comando e controle, bem como de comunicações operacionais e administrativas.


O Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Ramon Borges Cardoso, em sua Ordem do Dia comemorativa ao aniversário, enalteceu não só as atividades, mas também todos os integrantes do Departamento: "Busquem um local no Brasil, dos grandes centros às mais remotas localidades deste país, que lá haverá certamente uma parte do DECEA atendendo aos anseios da sociedade. Indaguem na América do Sul sobre o controle do espaço aéreo e o DECEA será apontado como organização de destaque. Procurem informações técnicas e operacionais sobre o controle do espaço aéreo e o DECEA apresentará seus planejamentos, implantações e, mais que tudo, seu controle incansável dos céus brasileiros".


Na cerimônia militar, presidida pelo Ministro do Superior Tribunal Militar (STM) e ex-Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro-do-Ar José Américo dos Santos, passou em revista a tropa, comandada pelo Tenente-Coronel Intendente Robson Gomes Patrocínio.


Durante a cerimônia, a medalha "Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura" foi concedida ao Comandante do GEIV, Tenente-Coronel-Aviador Ruy Alves de Souza, que a recebeu das mãos do Tenente-Brigadeiro Ramon.


O DECEA prima pelo pioneirismo, pelas ideias inovadoras, pelo trabalho diuturno, pela participação corajosa no cumprimento de sua missão e na permanente eliminação dos obstáculos que eventualmente se apresentam no dia a dia do seu caminhar. Por isso, temos visto, no decorrer desses nove anos, o comprometimento de todo o efetivo no cumprimento da missão do DECEA.


E, como reconhecimento do SISCEAB pelos esforços desses profissionais no silêncio de suas jornadas de trabalho cotidiano e, ainda, pela contribuição para o sucesso da missão do DECEA, que é o controle do espaço aéreo brasileiro, houve a entrega de prêmios ao Suboficial BCO José Amaro da Silva Neto, ao Soldado de Primeira Classe João Pedro Rangel da Silva e a senhora Maria Lúcia de Souza Rangel, respectivamente graduado, praça e servidor civil padrão do DECEA.


Em seguida, militares do DECEA receberam medalhas de ouro, de prata e de bronze, por 30, 20 e 10 anos de serviço, respectivamente, entregues pelos paraninfos: Diretor-Geral, Vice-Diretor e Chefe do Subdepartamento Técnico.


Medalha de Ouro: Coronel Aviador Ricardo Pinheiro Vieira, Coronel Aviador Gustavo Adolfo Camargo de Oliveira, Suboficial QSS BCO Márcio Cardoso dos Santos Fonseca, Suboficial QSS SAD Laercio Francisco de Olvieira, Terceiro Sargento QESA R/R Edvaldo Maia, Terceiro sargento QESA R/R Valério da Silva Souza


Medalha de Prata: Suboficial QSS BMT Alberto de Carvalho Gervazoni, Primeiro Sargento QSS SEL Marcelo da Silva Queiroz, Primeiro Sargento QSS BMT Reginaldo da Hora Campos Junior, Primeiro Sargento QSS BMT Flávio Giro de Oliveira.


Medalha de Bronze: Segundo Sargento QSS SAD jeanne de Andrade Farias e Terceiro Sargento QSS SAD Fabrício Filgueiras da Rocha


"Nesse dia, em que se comemora mais um aniversário do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, não poderia deixar de reconhecer que a organização tudo deve aos homens que a compõem. Não fosse o seu desempenho, a missão jamais seria cumprida. Somos, todos, parte do DECEA. E ele é a soma de todos nós que, juntos, irmanados pelo espírito indômito de atingir o objetivo e cumprir a missão, vamos fazer com que momentos de maior grandeza e maiores realizações sejam alcançados para o bem de toda a nação brasileira" - declarou o Diretor-Geral em seu discurso, lido pela Terceiro Sargento Cristine na cerimônia.


O Diretor-Geral parabeniza a todos os integrantes do DECEA pelos nove anos: "Continuem a executar o excelente trabalho que estão realizando e sejam felizes dentro dessa organização que a todos nos orgulha".


 


Assessoria de Comunicação Social do DECEA


Texto: Daisy Meireles - daisydsm@decea.intraer


Fotos: Luiz Eduardo Perez Batista e Fábio Ribeiro Maciel