Notícias
DECEA comemora 10 anos
O Departamento de Controle do Espaço Aéreo comemorou o aniversário de 10 anos em cerimônia militar realizada no dia 7 de outubro, no hangar do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV).
[slideshow id=110]
O Tenente-Brigadeiro-do-Ar Ramon Borges Cardoso, que presidiu a solenidade, chegou ao local do evento acompanhado pelo Ministro-Chefe da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Wagner Bittencourt de Oliveira.
Também estiveram presentes a cerimônia, o presidente da Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária), Antonio Gustavo Matos do Vale, e o Diretor-Presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Marcelo Pacheco dos Guaranys.
Após a execução do Hino Nacional, foi realizada a entrega de prêmios Destaque do DECEA para o graduado, o praça e o servidor civil padrão, em reconhecimento aos profissionais que representam elevado padrão de valores éticos e morais. Foram agraciados, o segundo sargento Jorge Romero Monteiro de Souza, o Cabo Wladimir da Silva Pereira e o civil Mauricio José Bastos.
O reconhecimento foi extensivo aos ex-diretores, Major-Brigadeiro-do-Ar Normando Araújo de Medeiros, Major-Brigadeiro-do-Ar Paulo Hortênsio Albuquerque e Silva e Tenente-Brigadeiro-do-Ar Paulo Roberto Cardoso Vilarinho.
Em seguida, foi realizada a entrega de medalhas por tempo de serviço. Criada pelo Decreto n° 4238, de 15 de novembro de 1901, a medalha militar é oferecida para recompensar os bons serviços prestados pelos oficiais e praças da Marinha, Exército e Aeronáutica.
Receberam medalha de ouro, com passador de platina, por mais de quarenta anos de serviços prestados, o Major-Brigadeiro-do-Ar José Roberto Machado e Silva e o Major-Brigadeiro-do-Ar Rafael Rodrigues Filho. Foram condecorados ainda militares com 30, 20 e 10 anos de bons serviços prestados.
Na sequencia da solenidade, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos fez o lançamento do selo personalizado e carimbo comemorativo ao décimo aniversário do DECEA.
No ato de lançamento, que coloca o selo oficialmente em circulação, foram convidados para a primeira e segunda obliteração respectivamente, o Ministro da SAC, Wagner Bittencourt de Oliveira, e o Diretor do DECEA, Tenente-Brigadeiro Ramon Borges Cardoso.
Na Ordem do Dia, o DGCEA chamou atenção para a importância que o Departamento assumiu no contexto do controle do espaço aéreo mundial, constantemente convidado a apresentar suas posições no contínuo desenvolvimento de sistemas e projetos que buscam o aprimoramento do serviço de navegação aérea.
“A inovação, a busca incessante de novas tecnologias, conceitos e procedimentos fazem com que o DECEA acompanhe o que há de mais moderno no mundo, coerente com as reais necessidades e possibilidades do Brasil”.
Ao final do discurso, ainda prestou homenagens a todos, militares e civis, que se desdobram para suprir os meios operacionais, técnicos e administrativos para cumprir com excelência sua missão.
Assessoria de Comunicação Social (ASCOM) do DECEA
Texto: Gisele Bastos (MTB 3833 PR) – giselegclb@decea.intraer
Fotos: Luiz Eduardo Perez Batista (RJ 201930 RF) – perezlepb@decea.intraer
Fábio Maciel – fabiofrm@decea.intraer