Notícias

DECEA assina acordo de cooperação com a Azul Linhas Aéreas

publicado: 18/10/2010 15:00

 






Visando um estreitamento da relação entre pilotos e controladores, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), na figura do Brigadeiro-do-Ar Luiz Cláudio Ribeiro da Silva, Chefe do Subdepartamento de Operações (SDOP), assinou com a empresa Azul Linhas Aéreas Brasileiras S.A., representada pelo Sr José Jacques Cardeal de Godoy Júnior, na manhã do dia 18 de outubro, um Acordo de Cooperação Operacional (ACO).


 




O acordo tem por finalidade “estabelecer os procedimentos para viabilizar a realização dos voos de familiarização em cabine de pilotagem das aeronaves para controladores de tráfego aéreo, visando ao intercâmbio operacional entre pilotos e controladores, através do contato direto, em proveito do melhor conhecimento da performance operacional das aeronaves e dos Serviços de Tráfego Aéreo prestados em todas as fases de um voo”.


Ainda ficou acordado que os Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA) e o Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP) coordenarão “a realização dos voos de familiarização de cabine junto aos representantes regionais das companhias aéreas”.






 


Além das orientações administrativas, ficou a cargo da Azul Linhas Aéreas orientar “os comandantes das aeronaves sobre o objetivo do Voo de Familiarização de Cabine, visando obter o máximo de proveito da missão”.


Segundo o Brigadeiro Ribeiro, este Acordo de Cooperação Operacional, que tem, a princípio, a validade de até um ano, é de suma importância uma vez que “abrirá uma porta para uma comunicação entre pilotos e controladores, permitindo o aprofundamento da compreensão do que realmente se passa num processo de voo”.


O Brigadeiro ressaltou, ainda, que todo este trâmite de cooperação passa também pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), no que tange os modelos administrativos e operacionais das empresas aéreas.


“Há ainda a intenção futura de levar grupos de controladores previamente agendados para conhecer o simulador das aeronaves da Azul na própria empresa”, declarou o Comandante Jaques.


O representante da Azul, que está no mercado há dois anos, destacou também que a empresa tem como pioneirismo a disponibilização, tanto para piloto quanto para o co-piloto, do equipamento HUD ("Head Up Display"), que é um instrumento desenvolvido para fornecer informações visuais ao piloto sem que estetenha que desviar os olhos do alvo à frente da aeronave.


 


 Assessoria de Comunicação Social (ASCOM/DECEA)

Texto: Telma Penteado (RJ 22794 JP) - telmatbp@decea.gov.br

Fotos: Fábio Maciel