Notícia Destaque

Condecoração da Ordem do Mérito da Defesa

Homenagem é concedida a militares que se destacam no exercício da profissão e a organizações militares e instituições civis


publicado: 18/06/2018 14:42

 




Militares da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Diretoria de Saúde da Aeronáutica (DIRSA) foram homenageados nesta sexta-feira (15), em Brasília (DF), com a entrega da Ordem do Mérito da Defesa. A condecoração, conferida pelo Ministério da Defesa (MD), foi realizada no Clube da Aeronáutica.



Criada pelo Decreto nº 4.263, de 10 de junho de 2002, A Ordem é concedida àqueles que prestam relevantes serviços ao MD, às Forças Armadas do Brasil, em sua totalidade, ou a uma Força Singular, com reflexos positivos nas outras Forças. Também são homenageados os militares que se destacam no exercício da profissão, assim como  bandeiras e estandartes de organizações militares e instituições civis.


Segundo o Ministro da Defesa, Joaquim Silva e Luna, a condecoração encerra as comemorações do aniversário de 19 anos do Ministério e é um reconhecimento daqueles que auxiliam a defesa do Brasil no cumprimento de sua missão. Segundo ele, o MD trabalha políticas, estratégias e planos de ação em um país de dimensões geográficas que desafiam as operações militares. "Por isso a integração é extremamente importante para a construção de capacidades de defesa", falou.


Ao todo, 209 personalidades e três organizações militares foram agraciadas com a homenagem, sendo 13 Oficiais-Generais da FAB. O Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, ressaltou que o MD é fundamental para as Forças Armadas no Brasil, principalmente na promoção da interoperabilidade. "Os militares que agora recebem o prêmio participam desse trabalho conjunto. Então, nada mais merecido que receberem essa comenda", completou.


Na FAB desde 1975, o Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas, contemplado com a ordem, acredita que receber a medalha é o coroamento de sua carreira. Mas, segundo ele, ainda mais importante que isso, a iniciativa demonstra o esforço do MD na integração e operacionalidade entre os sistemas.



Adepto da mesma ideia, o Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, que tem posição de membro nato da Ordem, diz que ao receber a ordem, também reforça sua posição pessoal sobre a importância do órgão central político no sistema de defesa do país.


Também participaram da cerimônia o Ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, General de Exército Sergio Westphalen Etchegoyen; o Comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira e o Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas.


Homenageados da Força Aérea Brasileira:


Organização Militar


Diretoria de Saúde da Aeronáutica


Membro nato da Ordem


Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior


Oficiais-Generais


Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas

Major-Brigadeiro do Ar Paulo Borba

Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno

Major-Brigadeiro do Ar Rogério Gammerdinger Veras

Major-Brigadeiro do Ar Antonio Ricardo Pinheiro Vieira

Major-Brigadeiro do Ar Carlos Minelli de Sá

Major-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares

Brigadeiro Engenheiro Ronaldo Yuan

Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros

Brigadeiro Intendente Sérgio Almeida de Paula e Silva

Brigadeiro Médico Marcos Vieira Maia

Brigadeiro do Ar André Luiz Fonseca e Silva


Reportagem: Tenente Jonathan Jayme (Cecomsaer)


Fotos: Cabo André Feitosa (Cecomsaer) e Sargento Cristiano (GAP-BR)


 


Assunto(s): DECEA