Notícias
CISCEA recebe auditoria para certificação
Nos dias 11 e 12 de novembro, a Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) recebeu a visita de dois auditores do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) para manutenção da certificação do Sistema de Gestão da Qualidade.
Além dos auditores, a reunião de abertura contou com a presença do Vice Presidente (VP) da CISCEA, Coronel Aviador João Batista Oliveira Xavier, além de representantes da Assessoria de Gestão de Qualidade (AGQL), engenheiro Paulo Agostinho de Carvalho, da Assessoria de Normalização (ANOR), Regina Goulart Lourenço, e da Assessoria de Tecnologia, Documentação e Apoio (ATDA), Coronel Aviador R1, Walter Dias Fernandes Filho.
O VP agradeceu a presença dos auditores e o apoio dispensado e destacou o excelente trabalho realizado pela AGQL, que tem seu tempo dedicado integralmente ao programa da qualidade. “Nós estamos todos comprometidos. A Comissão tem um trabalho muito bonito desde sua criação que é a de desenvolver, fomentar e manter o controle do espaço aéreo. É uma atividade complexa que faz com que o comprometimento seja grande. Mas nós temos capacidade de execução que poucas organizações têm”, completou o VP.
O Coronel Xavier falou ainda sobre a certificação plena dentro dos setores auditados. “As não conformidades são vistas como aprendizado. Não temos problema em receber as críticas, que são todas construtivas, com elas vamos melhorar o processo. Esperamos não tê-las, estamos trabalhando para isto, mas caso elas aconteçam serão recebidas como oportunidade de crescimento e de aprendizado”, concluiu.
No período em que os auditores estiveram na CISCEA foi executada uma auditoria de manutenção no Centro de Documentação (VDC). Também foi ampliado o escopo de avaliação do programa de qualidade para outros dois centros, que também foram auditados: o Centro de Apoio (VAP) e o Centro de Tecnologia da Informação (VTI).
A auditoria do IFI foi realizada com base na atualização da norma ISO 9001:2008, e consequente adaptação do VDC a estas mudanças. O certificado de manutenção da certificação, em caso de aprovação, será emitido em no máximo três meses.
Assessoria de Comunicação Social – (ASCOM/DECEA)
Texto: Gisele Bastos – giselegclb@decea.gov.br
Foto: Luiz Eduardo Perez