Notícias

CINDACTA III é a primeira Unidade do SISCEAB a inserir o projeto "Forças no Esporte"

publicado: 27/09/2010 11:28

 





[slideshow id=81]

O Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III) é a primeira organização do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), a oitava do Comando da Aeronáutica (COMAER) e a primeira da Guarnição do Recife a aderir ao projeto “Forças no Esporte” – que integra o programa “Segundo Tempo” do Governo Federal.


Desenvolvido nas organizações militares do Exército Brasileiro, da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira, por meio de parceria entre três Ministérios: Defesa, Esporte e Desenvolvimento Social e Combate à Fome - o Projeto Forças no Esporte visa contribuir para a inclusão social de crianças, adolescentes e jovens, por meio da prática de atividades desportivas, e aproximar as Forças Armadas da sociedade brasileira, resgatando seu papel na preservação e garantia dos valores cívicos e patrióticos, da cultura e da segurança da Nação brasileira, com o incentivo da prática desportiva, efetivação da cidadania, processo socioeducativo, desenvolvimento psicossocial, habilidades cognitivas, ações de civismo, disciplina e ética.


O CINDACTA III está atendendo 100 crianças e adolescentes, na faixa etária entre 12 e 14 anos de idade, estudantes das escolas estaduais Roberto Silveira e Maria Rita Lessa, as quais participarão da prática desportiva nas modalidades de voleibol, futebol de campo, futsal, basquetebol e judô, ministradas por professores e estagiários de Educação Física da faculdade Maurício de Nassau.


As instruções estão ocorrendo todas as segundas, quartas e sextas-feiras, no período da manhã. Além das atividades desportivas, o projeto propõe trabalhar o processo de aprendizagem, por meio do reforço escolar, o qual contribuirá para melhoria das avaliações didáticas e diminuição da evasão escolar. O Projeto promove, também, o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, por meio de atividades socioeducativas, e oportuniza o exercício de cidadania.


No dia que anteceu ao lançamento do Projeto no CINDACTA III, aconteceu no Comando Militar do Nordeste (CMNE),a Primeira Reunião Regional do Programa Forças no Esporte (PROFESP), coordenada pelo Ministério da Defesa, por intermédio da Comissão Desportiva Militar do Brasil, presidida pelo Vice-Almirante Bernardo José Pierantoni Gambôa e ligada ao Secretário de Organização Institucional, Ari Matos Cardoso.






As três Forças Armadas se reuniram no CMNE para discutir e compartilhar as experiências com o Projeto (foto: CB Evandro - CINDACTA III)

 

 

Várias Organizações Militares do Exército, Marinha e Aeronáutica apresentaram temas ligados ao esporte, a educação e a solidariedade. Onze organizações militares, que já realizam o programa, compatilharam suas experiências.

 

Militares das Bases Aéreas de Natal e de Anápolis representaram o Comando da Aeronáutica durante o evento. Assim sendo, estiveram presentes com outras personalidades militares e civis ligadas ao Projeto à cerimônia oficial de lançamento do Programa no CINDACTA III, no dia seguinte, 17 de setembro.

 

A marinheira e jogadora da seleção brasileira de futebol feminino Andréia dos Santos, a famosa “Maicon”, abrilhantou o evento, assim como a Segundo Sargento Karla – do efetivo da Divisão Técnica do CINDACTA III e campeã mundial militar de futebol feminino Estados Unidos da América. Maicon acendeu a pira olímpica, simbolizando a chama que permanecerá acesa na alma e no espírito de todas as crianças e adolescentes que integram o Projeto Forças no Esporte no CINDACTA III.

 

Finalizando a cerimônia, o Coronel Xavier, conclamou aos futuros atletas:

 

- CINDACTA III, Jovens!

 

E eles responderam:

 

- Esperança Brasil!

 

Com a entrada do CINDACTA III no Projeto, a Força Aérea Brasileira hoje soma atendimento a 1.500 crianças e adolescentes em todo o Brasil. Outras OM do Comando da Aeronáutica participantes são: as Bases Aéreas de Natal (BANT), de Florianópolis (BAFL), do Galeão (BAGL) e de Anápolis (BAAN), a Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA), o Batalhão de Infantaria de Aeronáutica Especial de Belém (BINFAE-BE), o Quinto Comando Aéreo Regional (COMAR V) e o Grupamento de Apoio do Rio de Janeiro (GAP-RJ).

 

Na edição 44 da revista Aeroespaço você terá uma reportagem mais abrangente do Projeto Forças no Esporte lançado no CINDACTA III.

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social (Ascom/Decea)




Reportagem: Daisy Meireles (RJ 21523 JP) - daisydsm@decea.intraer




Fotos: Luiz Eduardo Perez Batista - perezlepb@decea.intraer