Notícias

CGNA celebra Dia Meteorológico Mundial

publicado: 24/03/2014 12:57

 




Em comemoração ao Dia Meteorológico Mundial, o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) promoveu, no dia 21 de março, o III Seminário MET/ATM do CGNA, no auditório do Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR), no Rio de Janeiro.

[slideshow id=208]

O encontro contou com a participação de militares e civis do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e de suas organizações subordinadas, além de representantes de órgãos públicos ligados à meteorologia e ao gerenciamento do tráfego aéreo.

Na abertura do evento, o vice-diretor do DECEA, Major-Brigadeiro do Ar Maurício Ribeiro Gonçalves, representando a direção-geral, deu as boas-vindas aos participantes e destacou a importância do trabalho do meteorologista para navegação aérea.

Abrindo a série de palestras, o supervisor do Centro de Controle de Operações Aéreas da empresa aérea TAM Dilson Menezes e o despachante operacional de voo das Linhas Aéreas GOL Gabriel Araújo Alves falaram sobre a importância da meteorologia para o planejamento do voo.

“Para que possamos efetuar um voo seguro, econômico e eficiente, é fundamental termos uma análise criteriosa das condições previstas de meteorologia em toda rota de voo, avaliando todas as informações pertinentes para um planejamento de voo eficaz”, destacou Dilson Menezes.

Segundo Gabriel Araújo, é necessário estreitar a parceria entre empresas aéreas e estações meteorológicas para agilizar o tráfego de informações. “Somente obtendo dados precisos, seguros e de maneira rápida podemos cumprir nossos objetivos”.

A professora e pesquisadora de Meteorologia Claudine Pereira Dereczynski, do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ministrou a palestra “Mudanças Climáticas”.

Utilizando-se dos resultados do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), divulgado em fevereiro deste ano, a palestrante expôs o quadro atual do clima, com base em cenários anteriores e em projeções de situações futuras. Foram levantadas as evidências das transformações no sistema climático, tais como o aumento da temperatura e o acentuado processo de degelo no Ártico.

Em sua apresentação, o professor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Dirceu Luis Herdies, falou sobre a assimilação de dados de radar. Estudos de casos, a cobertura de radares meteorológicos no Brasil e alguns projetos em desenvolvimento pelo CPTEC foram também apresentados pelo palestrante.

Ao final, foi feita a entrega da placa de “Destaque Operacional da Meteorologia” ao Suboficial Especialista em Meteorologia Alexandre Ramos Pinto e de “Amigo da Meteorologia” ao Suboficial Especialista em Meteorologia Antônio Carlos Dalmas e ao Capitão Especialista em Serviço de Administração Rogerio Miotto Farias, em agradecimento aos serviços prestados.



Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Reportagem: Denise Fontes (RJ 25254 - JP) - denisedfsg@decea.gov.br
Fotos: Luiz Eduardo Perez ((RJ 201930 - RF) – perezlepb@decea.gov.br