Notícias

ASEGCEA realiza curso de Fatores Humanos

publicado: 10/03/2010 15:24

 




A Assessoria de Segurança Operacional no Controle do Espaço Aéreo (ASEGCEA) realizou, no período de 1° a 5 de março, o curso Fatores Humanos – Aspecto Psicológico no Controle do Espaço Aéreo (II ASE 002/2010), no auditório do Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), no Rio de Janeiro.


Com o objetivo de capacitar os psicólogos que atuam no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), o curso buscou dotá-los com informação específica sobre os ambientes de tráfego aéreo para atuarem com padronização e qualidade, executando papel decisivo na prevenção de acidentes aeronáuticos.


Muitos foram os temas ministrados, dentre eles, citamos: Serviços de Tráfego Aéreo; Perfil Psicológico do Controlador de Tráfego Aéreo; Gerenciamento do Erro; Automação Centrada no Elemento Humano; Introdução ao Gerenciamento do Risco; Intervenção no Pós-acidente Aeronáutico. Os alunos também fizeram exercícios de investigação simulada e, ao final do curso, uma prova sobre a matéria ministrada na semana.


“A teoria é muito mais válida quando conseguimos transformá-la em ação e prática. Esse é o objetivo:oferecer capacidade teórica e prática para que possamos no dia a dia aplicá-la com qualidade e padronização, evoluindo no âmbito da prevenção e da segurança operacional, tornando a prevenção de acidentes aeronáuticos eficaz e efetiva”, destacou a psicóloga Claudia Daemon (ASEGCEA), coordenadora do curso.


Além de profissionais dos quatro CINDACTAs e do SRPV-SP, o curso foi extensivo as psicólogas que têm interação com o SISCEAB, como o Instituto de Psicologia Aeronáutica (IPA) - responsável pela seleção e vistoria de segurança no trabalho -, e o Hospital de Aeronáutica de São Paulo (HASP), que faz atendimento aos controladores.


Para a 2T PSI Marcela de Oliveira Ortolan, do CINDACTA IV, o enfoque no curso sobre o relatório de investigação de incidente de tráfego aéreo ajudará o psicólogo em sua atuação no Sistema. “Quando entramos nesta área, trabalhamos com investigação de incidente, prevenção e segurança de voo. É uma função importantíssima no DECEA e o psicólogo tem que estar inserido. Vamos ganhar um trabalho a mais, crucial na função, e que vai ajudar na nossa missão”, enfatizou a Tenente.


No encerramento, o chefe da ASEGCEA, Cel Av João Carlos Bieniek, incentivou os participantes a continuar buscando o conhecimento. “O que vocês aprenderam no curso é só uma introdução e cada aula permite mais busca. Daqui desta sala sairão profissionais que vão escrever tese, doutorado, workpaper. Vocês têm grande responsabilidade. Recomendo que estudem e ousem”.


Assessoria de Comunicação Social (ASCOM / DECEA)

Texto: Gisele Bastos – giselegclb@decea.gov.br

Fotos: Fábio Maciel