Notícias

Adidos estrangeiros visitam o CINDACTA II

publicado: 14/05/2012 15:03

 




 







Coordenada pela Seção de Adidos do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), uma comitiva de adidos estrangeiros visitou na tarde do dia 9 de maio as instalações do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II).

 




 


Entre os visitantes, havia representantes de diversos países, tais como Estados Unidos, França, Bélgica, México, Chile, Argentina e Itália. A visita faz parte das viagens de estudos previstas, anualmente, no Programa de Atividades do EMAER.


 



 


Para o CINDACTA II, a visita revestiu-se de um caráter especial, dada a importância e expressividade política dos integrantes do grupo.


Com aproximadamente 50 pessoas, dentre os Adidos e seus dependentes, a comitiva foi recepcionada pelo Comandante da Unidade, Coronel Aviador Luiz Ricardo de Souza Nascimento, que proferiu uma explanação sobre a missão da Unidade e a sua importância para o crescimento do País.


 




 


Os visitantes conheceram as instalações do Segundo Centro Operacional Integrado (COI II), tendo passado pelo Centro de Controle de Área de Curitiba (ACC-CW), Centro Meteorológico de Vigilância (CMV) e Casa de Máquinas, local que abriga todo o sistema de refrigeração e alimentação elétrica do COI.


 


Segundo relato do Coronel Juan Antonio Silva, Adido Militar do Chile, ele ficou impressionado com a infraestrutura do CINDACTA II e com a capacidade profissional de todos que trabalham no controle do intenso volume de tráfego aéreo da região. Juan Silva destacou, ainda, a relevante função da Força Aérea Brasileira no Sistema de Controle de Tráfego Aéreo do País.


Acompanhados por uma guia turística disponibilizada pela Secretaria Municipal de Turismo de Curitiba, os visitantes fizeram um "city tour" pelo Jardim Botânico, Museu do Olho, Ópera de Arame e Parque Tanguá, importantes pontos turísiticos do município.


A viagem de estudos não encerrou no CINDACTA II. O intercâmbio continuou até o fim da semana, quando passará pelo Quinto Comando Aéreo Regional (COMAR V) e pelas Bases Aéreas de Canoas (BACO) e Santa Maria (BASM).


 


Assessoria de Comunicação Social do DECEA

Fonte e Fotos: Seção de Comunicação Social do CINDACTA II

Edição: Daisy Meireles (RJ 21523 JP) - daisydsm@decea.gov.br