Notícias

20/10 - Dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo

publicado: 20/10/2010 09:03

 






Hoje, quando mais uma vez se comemora o Dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo, é oportuno que façamos uma reflexão sobre o verdadeiro sentido das atividades desenvolvidas por esse profissional no cenário da aviação no Brasil.

Esse trabalho está diretamente relacionado à atividade de controle de tráfego aéreo, prevista no Código Brasileiro de Aeronáutica, que, pela própria natureza dos serviços que presta, é exercida em um ambiente de grande complexidade, com necessidades bastante diversificadas e tecnologias em permanente processo de evolução.

Cabe destacar que o objetivo maior do controle de tráfego aéreo é alcançar a máxima segurança para os usuários do espaço aéreo, permitindo um fluxo de tráfego aéreo ordenado, fluido e econômico, mantendo ainda uma convivência harmônica entre a aviação civil e a militar. A consecução desse objetivo exige o funcionamento de inúmeros meios de comunicação, navegação, vigilância e de tecnologia da informação.

[slideshow id=88]

Esse é um desafio que se reflete diariamente no trabalho anônimo e eficiente de uma parcela significativa de dedicados profissionais, que mostram a sua qualidade por meio do elevado índice de segurança da Navegação Aérea no espaço aéreo brasileiro.

Neste contexto, o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro - SISCEAB - executa a formação, capacitação e manutenção operacional de seus profissionais, de modo que possam alcançar suas metas com alto nível de eficiência, fazendo frente ao contínuo desenvolvimento das tecnologias e dos requisitos de performance.

Na história do SISCEAB, desde os primeiros radares da década de 1960 até os atuais sistemas automatizados de última geração, que têm propiciado a modernização dos ambientes operacionais e a utilização mais ampla de simuladores ATC, os controladores de tráfego aéreo sempre foram agentes do pensamento inovador e, com certeza, saberão continuar a sua caminhada, perseverantes e eficientes nas suas atribuições.

Destacam-se, ainda, o profissionalismo, o empenho e o esmero desses especialistas, que, em conjunto com os usuários e demais profissionais desse grandioso Sistema, fazem parte de um grupo seleto, unido no objetivo comum de construir uma aviação segura, ágil e evolutiva, acompanhando o desenvolvimento do transporte aéreo brasileiro.

Assim, o Controlador de Tráfego Aéreo brasileiro, com atuação marcante e consciente de sua responsabilidade e da importância do seu trabalho, tem contribuído, destacadamente, para o reconhecimento dessa atividade nos cenários nacional e internacional.

Finalizando, expresso o meu reconhecimento e a minha homenagem aos controladores de todo o SISCEAB, desejando um contínuo aprimoramento em sua vida profissional, e muitas felicidades pela passagem do seu dia.

Parabéns, Controlador de Tráfego Aéreo.

Tenente-Brigadeiro-do-Ar Ramon Borges Cardoso

Diretor-Geral do DECEA