Notícias
DECEA inaugura novo Controle de Aproximação de Vitória
Novo radar e sistema automatizado de controle de tráfego aéreo já estão em operação
O Departamento de Controle do Espaço Aéreo inaugurou oficialmente no último dia 7 - em conjunto com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – Infraero e a Atech (Grupo Embraer) - o novo Controle de Aproximação de Vitória. Agora, o APP- Vitória (APP é o termo da nomenclatura oficial; acrônimo de Approach Control) exercerá o controle dos tráfegos aéreos que chegam e saem da Terminal Aérea de Vitória por meio da utilização de um radar de Terminal, o RSM970. Antes o controle era executado por meio da chamada “operação convencional”, quando o posicionamento das aeronaves é obtido a partir reportes dos pilotos aos controladores em comunicações via rádio VHF.
As comunicações por voz permanecem. Os controladores, porém, ganham o suporte de um sistema de visualização radar para monitorar os tráfegos de uma região que ultrapassa as cercanias da Grande Vitória - uma área circular de 74 km de raio, dos 4.500 pés (1.370 m) aos 15.000 pés (4.570 m) de altitude, cujo centro é o aeroporto da capital (TMA - Vitória, vide figura abaixo). Acima dessa altitude, a visualização dos voos permanece sendo realizada por um radar de rota, instalado em Santa Tereza, que abrange todo o estado do Espírito Santo.
O acompanhamento contínuo e preciso dos voos numa área terminal viabiliza a redução de distâncias das separações entre aeronaves, o que gera um significativo aumento de capacidade operacional. Mais aeronaves podem voar numa dada região do espaço aéreo e, por extensão, reduzem-se as esperas, os tempos de viagem e o consumo de combustível.
SAGITARIO
À operação do Radar RSM970 – implementado pela Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), organização subordinada ao DECEA – soma-se ainda a um novo sistema automatizado de controle de tráfego aéreo: o SAGITARIO. O sistema foi implantado em função da crescente demanda pelos serviços de controle de tráfego aéreo e do incremento das operações de helicópteros na Bacia Petrolífera do Espírito Santo. Emprega soluções inovadoras para a atividade ao integrar uma série de dados e informações aeronáuticas numa mesma interface, desde o momento que antecede a decolagem até o estacionamento da aeronave no aeroporto de destino.
Desenvolvido pela Atech, em parceria com a CISCEA e com a participação dos profissionais que atuam na linha de frente do controle aéreo, o SAGITARIO proporciona um conjunto de recursos operacionais de apoio à tomada de decisão, consoante às melhores práticas e recomendações dos organismos reguladores da aviação civil internacional.
Inauguração
Autoridades das organizações envolvidas esclareceram, ao longo da manhã, os recursos do novo APP. Eles participaram de uma coletiva de imprensa, realizada no auditório do Controle de Aproximação da capital capixaba. Respondendo às principais dúvidas dos veículos de imprensa, estiveram presentes à mesa da coletiva o diretor-geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino, o presidente da CISCEA, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Roberto de Almeida, o comandante do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), Coronel Aviador Eduardo Miguel Soares, o diretor da Atech, Delfim Ossamu Miyamaru, o superintendente de gestão da navegação aérea da Infraero, Marcus Vinícius do Amaral Gurgel e o gerente da Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo de Vitória (EPTA Vitória), Marcelo Antônio Fiúza Coelho.
Para o Tenente-Brigadeiro Aquino, o início das operações do radar de terminal RSM970 é um marco para o controle de aproximação capixaba, no que tange à capacidade de absorção dos movimentos aéreos da região. "Teremos uma tão operação segura como antes, com a possibilidade, porém, de redução das distâncias entre as aeronaves; um melhor aproveitamento tanto do espaço aéreo disponível quanto da infraestrutura aeroportuária".
O oficial também destacou o empenho das equipes envolvidas no projeto. “Um empreendimento como esse não nasce da noite para o dia. São muitos anos de planejamento, de contratações, de implantações, e finalmente de operacionalização de toda essa estrutura. São vários os atores que participaram desse trabalho e eu gostaria de agradecer o emprenho de cada um deles. Estamos tendo o prazer de entregar um sistema de última geração no que diz respeito à capacidade de controle do espaço aéreo, feito, principalmente, através da gestão do CINDACTA III e da CISCEA, que foi a grande responsável técnica para transformar o sonho em uma realidade”.
Os esforços dispendidos pelas equipes das organizações também foram observados por Marcus do Amaral Gurgel. “A vontade de pessoas, das organizações em transformar uma necessidade premente de melhoria das condições do controle do espaço aérea de Vitória, em realidade. Hoje nós vemos a conclusão desses esforços".
Para Delfim Miyamaru, a capacidade de integração de dados e informações aeronáuticas, e a consequente ampliação de consciência situacional proporcionada pelo SAGITARIO, otimizará o trabalho dos controladores. “O sistema reúne uma série de informações a respeito dos voos em tempo real, integra dados antes separados, possibilita que o controlador tenha uma ampla consciência situacional de todas as aeronaves que evoluam na área terminal, viabilizando melhores coordenações das operações", afirmou.
Além das autoridades que compuseram a mesa da coletiva, estiveram presentes no evento de inauguração do APP - Vitória o vice-presidente da CISCEA, Coronel Aviador Rubem Müller Schneider, o chefe da Divisão Operacional da CISCEA, Tenente-Coronel Aviador Ricardo Barbosa Arrais de Oliveira, o gerente de programas da CISCEA, Cláudio Silva de Macedo e o gerente de projetos da CISCEA, Renato Queiroz Di Iúlio.
Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Daniel Marinho - Jornalista
Fotos: Luiz Eduardo Perez