Nova Torre de Controle é inaugurada em Salvador

Foi inaugurada ontem (31/05) a nova torre de controle (TWR) do Aeroporto Internacional de Salvador Deputado Luís Eduardo Magalhães. Administrada pelo Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Salvador (DTCEA-SV), a TWR Salvador tem equipamentos mais modernos e vai possibilitar melhor visualização das áreas de circulação de aeronaves, além do aprimoramento no controle do espaço aéreo na região.
A inauguração da nova estrutura da torre de controle, que agora é a segunda mais alta do Brasil (66 metros), é uma das etapas de preparação para os Jogos Olímpicos Rio 2016 – já que a capital da Bahia vai sediar dez jogos do torneio de futebol.
Com o advento dos Jogos Olímpicos, a frequência de pousos e decolagens aumentará ainda mais e a nova estrutura da Torre com seus equipamentos modernos vão garantir ainda mais segurança aos passageiros e melhores condições de trabalho aos controladores de tráfego aéreo. Salvador possui o maior tráfego aéreo da região nordeste. São, aproximadamente, 105.000 aeronaves controladas durante o ano. O número de pousos e decolagens insere Salvador na 8ª posição no ranking nacional de aeroportos no quesito movimento de passageiros. A nova torre traz aspectos positivos não só para a cidade, mas também para os passageiros, já que o novo empreendimento permitirá maior segurança e fluidez nos pousos e decolagens no aeroporto de Salvador, gerando maior pontualidade e economia nas operações aéreas. O investimento A Força Aérea Brasileira (FAB), através do Departamento de Controle do Espaço Aéreo - DECEA -, vem investindo nos últimos anos na modernização das principais torres de controle com a implantação do Sistema de Integração de Torres de Controle, que integra os diversos sistemas existentes no ambiente da Torre, proporcionando aos controladores de voo uma melhor interface e diversas facilidades, contribuindo para um ambiente operacional mais eficiente e seguro. O Programa de Modernização de Torres de Controle implementado pelo DECEA elevou as Torres de Controle ao estado da arte da tecnologia do setor, colocando-as entre as mais avançadas do mundo, proporcionando assim os mais altos níveis de segurança operacional. A nova TWR-SV A nova Torre, com 66 metros de altura e 60 m² aproximado de célula operacional, dispõe de três posições operacionais: Autorização (CLR), Solo (GND) e Controle (TWR). Possui ainda a posição Supervisor, sendo, cada uma destas, composta pelas seguintes ferramentas: ACAMS que permitirá o controle de algumas facilidades, principalmente o enlace de dados e as informações automáticas das condições do aeródromo; TATIC que permitirá o enlace com o sistema SAGITÁRIO facilitando as autorizações automáticas de planos de voo além das strips eletrônicas; e SITTI – central de comunicações telefônicas e de frequências ar-solo. A cerimônia A placa de inauguração foi descerrada pelo  Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino, diretor-geral do DECEA, e pelo Capitão Adilson Drumond Bowen, comandante do DTCEA-SV e especialista em controle de tráfego aéreo. Logo após o término da formatura, as autoridades visitaram as novas instalações da TWR de Salvador.   Fonte: Seção de Comando do CINDACTA II / Cecomsaer Edição: Daisy Meireles (RJ 21523 JP) – daisydsm@decea.gov.br