O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) tem novo Diretor. O Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho substitui o Tenente-Brigadeiro do Ar Marco Aurélio Gonçalves Mendes no comando da organização. O primeiro vem de uma carreira de longa experiência no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro com três anos na Vice-Direção do próprio DECEA. O segundo se despede do cargo para assumir o Estado-Maior da Aeronáutica. A solenidade de passagem de Direção ocorreu nesta terça-feira (16/04) no pátio anexo ao aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.
"O DECEA é um constante desafio. Como nós trabalhamos com tecnologia de ponta, nós estamos sempre em constantes modificações, constantes atualizações, em constante trabalho", afirmou o Tenente-Brigadeiro Rodrigues Filho. Há 59 dias do início da Copa das Confederações, o novo Diretor afirma que os grandes eventos devem ser bem gerenciados por conta da modernização de sistemas e capacitação de pessoal. "O DECEA vem se preparando já há mais de quatro anos para fazer um excelente trabalho", assegura.
Despedindo-se do cargo, o Tenente-Brigadeiro Mendes ressaltou os miliares e civis que hoje trabalham nas diversas funções ligadas ao controle do espaço aéreo. "O desafio foi algo que eu poderia dizer ser espetacular, extraordinário. Sinto-me muito privilegiado pela oportunidade de ter tido a companhia de excelentes profissionais e de ter aprendido muito", garantiu.
Presente na solenidade militar, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, ressaltou a importância de projetos desenvolvidos, como a implantação do software Sagitário, que modernizou as estações de trabalho dos controladores de voo. O Comandante da Aeronáutica também lembrou que o Brasil faz parte da OACI (Organização da Aviação Civil Internacional) desde a sua fundação, em 1944. "Hoje, comemoramos acima de tudo a perenidade desse legado para o bem estar de toda a sociedade brasileira", afirmou.
Entrevista
Até a semana passada à frente do Terceiro Comando Aéreo Regional (COMAR III), o Tenente-Brigadeiro Rodrigues Filho já foi chefe da delegação do Brasil na Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) e Presidente da Comissão de Estudos Relativos à Navegação Aérea Internacional, além de já ter sido Comandante do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I) e ter assumido outras funções ao longo de 42 anos de serviço. A Agência Força Aérea conversou com o novo diretor logo após a cerimônia de posse, realizada no Rio de Janeiro. Leia a primeira entrevista do Tenente-Brigadeiro Rafael Rodrigues Filho:
.
Como o senhor avalia a proximidade dos grandes eventos?
Ten Brig Ar Rodrigues Filho: Eu acho que a Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude vão ser bons desafios, mas o grande desafio está por vir, que é a Copa do Mundo de 2014. O DECEA vem se preparando já há mais de quatro anos para fazer um excelente trabalho.
Quais os desafios do dia a dia da ogranização?
Ten Brig Ar Rodrigues Filho: Já há a implantação do Sistema Sagitário, há a consolidação do projeto Sírius [implantação de uma nova filosofia de controle do espaço aéreo, com uso de satélites] dar continuidade a todo esse trabalho de desenvolvimento que não para nunca. Como nós trabalhamos com tecnologia de ponta, nós estamos sempre em constantes modificações, constantes atualizações, em constante trabalho.
Depois de anos trabalhando na área, como o senhor se sente assumindo a direção do DECEA?
Ten Brig Ar Rodrigues Filho: É um coroamento. Eu me sinto honrado e espero também fazer um excelente trabalho mantendo a conformidade que o DECEA vem alcançando em todos estes anos.
Fonte: CECOMSAER