O que é?
Parte integrante do Programa SIRIUS Brasil, o Projeto TMA-SP Neo foi um empreendimento do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) gerenciado pelo Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE).
A partir de 20 de maio de 2021, sua implementação vai melhorar o espaço aéreo mais movimentado e complexo do Brasil, proporcionando a otimização da circulação aérea dos principais aeroportos de São Paulo: Guarulhos, Congonhas, Campinas e São José dos Campos. Além disso, haverá otimização das rotas da Ponte Aérea RJ-SP.
A evolução viabilizada por esse projeto não para por aí. Ocorrerá um aprimoramento das principais rotas que ligam as regiões Sudeste e Sul do Brasil com trajetórias de voo mais eficientes e econômicas. Nesse sentido, foram alteradas diversas rotas do Centro de Controle de Área (ACC) de Brasília (ACC-BS) e Curitiba (ACC-CW) assim como parte das Áreas de Controle Terminal (TMA) do Rio de Janeiro (RJ), Pirassununga (YS), Curitiba (CT), Florianópolis (FL) e Porto Alegre (PA).
Point Merge System
O destaque deste Projeto, que beneficiará o aeroporto de Guarulhos, é o Point Merge System, um método para facilitar o sequenciamento das aeronaves que chegam, especialmente nos momentos de alta demanda.
A aplicação desse novo método consiste em utilizar dois arcos (pernas de sequenciamento), sendo um maior e outro menor, para receber os maiores fluxos para SBGR e, a partir destes, realizar o sequenciamento entre eles. O objetivo é absorver uma parte do excesso de tráfegos que chegam, minimizando a necessidade de realização de esperas.
Mantendo os critérios de segurança, estas aeronaves são direcionadas para um ponto em comum – o Merging Point (ponto de convergência) e são, em seguida, sequenciadas para o pouso conforme as cartas de aproximação.
Utilizando a técnica do Point Merge é possível ao controlador obter maior precisão na separação para o sequenciamento de aeronaves e, ao mesmo tempo, uma redução da carga de trabalho do Controlador de Tráfego Aéreo (ATCO), otimizando sua comunicação com as aeronaves.