Reunião Cúpula do G20
Nos dias 18 e 19 de novembro de 2024, o Brasil sedia a cúpula do G20, evento que reúne as lideranças dos 19 países-membros, mais a União Africana e a União Europeia, e representantes de organizações internacionais na cidade do Rio de Janeiro. Na ocasião, as autoridades debaterão assuntos de relevância mundial, como a recuperação econômica pós-pandemia, a reforma da governança global, o combate à desigualdade social e as três dimensões do desenvolvimento sustentável: econômica, social e ambiental.

Criado em 1999 em resposta à crise financeira global, o G20 é um fórum de cooperação econômica internacional que tem como objetivo debater temas para o fortalecimento da economia internacional e desenvolvimento socioeconômico global. Desempenha um papel importante na definição e no reforço da arquitetura e da governança mundiais em todas as grandes questões econômicas internacionais.

África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia, além da União Africana e da União Europeia. Outros países e organizações internacionais convidadas pelo anfitrião também participarão do evento.

O G20 conta com presidências rotativas anuais. O Brasil exerce a presidência do G20 de 1º de dezembro de 2023 a 30 de novembro de 2024.

A Reunião de Cúpula de Líderes do G20 apresenta a conclusão dos trabalhos conduzidos pela gestão do país que ocupa a presidência rotativa do grupo. É o momento em que chefes de Estado e de Governo aprovam os acordos negociados ao longo do ano, e apontam caminhos para lidar com os desafios globais.

No Brasil, a Cúpula de Líderes do G20 está agendada para os dias 18 e 19 de novembro de 2024, no Rio de Janeiro. As reuniões serão conduzidas no Museu de Arte Moderna, ao lado do Aeroporto Santos Dumont, no centro da cidade.

As alterações temporárias no espaço aéreo brasileiro durante o G20 podem ser conferidas na Circular de Informação Aeronáutica (AIC) 28/24, que entrou em vigor dia (30/09).

Confira o Guia Prático de Consulta sobre os Procedimentos de Gerenciamento da Navegação Aérea para o G20.

As ações de coordenação do tráfego aéreo são realizadas a partir da Sala Master de Comando e Controle, no Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea, organização subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo.
A Sala Master reúne, em sistema de plantão 24 horas, militares da FAB, representantes de órgãos governamentais e entidades do setor de aviação para coordenar ações relativas ao espaço aéreo e aos aeroportos, visando garantir a segurança dos usuários por meio do gerenciamento de informações e do processo de tomada de decisão colaborativa.
^